O Luto Dos Gatos

 comunicat.pet gatos cats cancer em gatos cancer em cachorro outubro rosa pet comunicatbr comunicat store felinos produtos pet presentes criativos gato canecas gato placas decorativas gatos

Semana passada recebi um pedido de orientação sobre como ajudar um gato a lidar com a perda de um companheiro felino. 

Fiquei pensando nisso e decidi trazer um pouco mais desse assunto para vocês.

Quando perdemos um gatinho sofremos muito, é algo extremamente difícil e doloroso e pouca gente para pra pensar que isso também pode ser algo triste para os companheiros pets que ficaram.

Sendo assim, algumas reações podem acontecer:

- A indiferença: sim, alguns gatos não sofrem com a perda de outro animal da casa e isso pode se dar porque não havia um laço realmente importante e afetivo entre eles. Isso é muito comum de acontecer, não significa que o gato é insensível, é apenas o modo como eles vivem.

- O sofrimento: normalmente ocorre em 3 estágios. Sendo o primeiro quando o gato se dá conta da ausência do companheiro, ele pode começar a vocalizar excessivamente, ficar inquieto e parecer procurar o outro gato pela casa. O segundo estágio envolve ficar apático e triste (onde alguns gatos podem até não querer comer - procure um veterinário imediatamente se isso ocorrer). 

E o terceiro estágio que é o da aceitação.

Essa aceitação pode ocorrer com algumas mudanças de comportamento, o gato pode ficar mais amigável, chamando mais atenção e muito carente com os tutores ou se tornar mais ativo e até mais conversador do que era antes do luto, mas ele já vai estar mais adaptado a rotina.

A duração desses estágios é algo que varia muito de indivíduo para indivíduo, podendo levar dias, semanas ou meses. Dependendo da intensidade desse sofrimento, terapia comportamental e/ou alternativa podem ser realizadas também a fim de auxiliar.




Nas imagens tentei deixar algumas dicas práticas do que fazer para ajudar ao máximo o seu gatinho, mas sei que é um processo muito único e que cada um (tanto o tutor como os outros animais) lida da melhor forma possível, dentro de seus limites ♥️.

Vocês já passaram por isso? Como os gatinhos se comportaram durante o luto e o que vocês fizeram nesse momento para ajudá-los?


Fonte:



Comentários