Gato marcando território: entenda o comportamento dos bichanos


gatos, gato xixi, gato territorialista, gato marcando territorio, gatofazendo xixi fora do lugar

Ao olhar para um gato doméstico super fofinho é difícil acreditar, mas esse pet, na verdade, é uma fera! Estudos mostram que os bichanos ainda mantêm muito de seu comportamento selvagem. E parte desse comportamento se mostra no gato marcando território.

Você consegue identificar quando o gato está marcando território? Sabe como evitar esse 

hábito dos bichanos? Preparamos um guia para acabar com suas dúvidas sobre esse hábito

do pet!

Por que gatos são territorialistas?

Por mais que seu filho de quatro patas ganhe, todos os dias, a ração preferida dele sem fazer o menor esforço, não há como escapar: gatos são caçadores natos.

Para os felinos domésticos, a vida continua seguindo a lei da selva! “Por isso os bichanos são tão territorialistas”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Flávia Trevisan.

Ao manter o território livre de ameaças, o gato acredita ser o rei daquele espaço, assim, tem todo alimento e conforto para si. “Na cabeça dos gatos, ao evitar invasores, eles eliminam a concorrência por comida, dessa forma, garantem a sobrevivência”, completa a especialista.

Como gato marca território?

Então, os tutores de gatos precisam, basicamente, domar uma pequena fera em sua casa. Assim, a pergunta que fica é: como perceber o gato marcando território?

“As principais marcações se dão por jatos de urina”, explica a Dra. Flávia. Se você perceber o gato está urinando em todo lugar, apresentando uma mudança em sua rotina, pode desconfiar: seu filho de quatro patas está marcando território.

Mas atenção! É importante identificar a diferença entre uma atitude territorialista, um problema urinário ou mesmo uma simples ida ao banheiro. Quando está marcando território, o gato, geralmente, fica borrifando urina em diversos pontos da casa. Não é um xixi comum, mas pequenos jatos espalhados pelos cantos e objetos. Caso isso aconteça, talvez seja a hora entender o comportamento do bichano.

Por que meu gato faz xixi no lugar errado?

É importante compreender que certos aspectos do comportamento do pet são naturais e dificilmente serão modificados. O lado selvagem e independente dos gatos faz parte do charme da espécie. Porém, com o gato marcando território de forma excessiva, talvez seja necessário prestar mais atenção ao assunto.

“Situações de estresse ou ameaça podem levar o pet a esse comportamento”, explica a Dra. Flávia. Geralmente, esses cenários envolvem a adoção de outro pet, um membro novo na família ou uma mudança de casa. Se você se pergunta se o gato castrado ainda marca território, dependendo dos acontecimentos na vida do bichano a resposta é sim.

Se o comportamento começou de forma repentina, tente identificar o que mudou na rotina do bichano. Alterações na dieta ou até mesmo uma nova caixinha de areia podem desencadear um comportamento territorialista em seu amigo peludo.

Como evitar a marcação de território?

Apesar de o comportamento territorialista fazer parte da natureza dos bichanos, ele pode se tornar um problema. O primeiro ponto de como fazer o gato parar de urinar no lugar errado é entender o motivo do comportamento indesejado: houve alguma mudança recente? O pet está se sentindo ameaçado? Dessa forma, é possível agir na raiz do problema.

Porém, para uma ação ainda mais eficaz, o recomendado é utilizar repelente para gatos que marcam território. Em pet shops bem equipados, como a Petz, é fácil encontrar diversos itens que podem auxiliar no processo de educar seu filho de quatro patas.

“Há também produtos que auxiliam a acalmar o pet, como feromônios e florais”, complementa a Dra. Flávia. De acordo com a especialista, esses itens podem ser de grande auxílio durante momentos de mudanças.


Fonte: 

https://www.petz.com.br/blog/pets/gato-marcando-territorio/ 


Gostou?

Confira mais conteúdos no nosso blog e não deixe de conhecer a nossa lojinha ComuniCat Store, a loja de quem é apaixonado por pets www.comunicat.pet

Acompanhe também nossas redes sociais

Instagram @comunicatbr

Facebook @comunicatbr

Youtube ComuniCat - A Comunidade Dos Gatos


Comentários