Os gatos são animais que se permitiram domesticar e ao se sentirem ameaçados é normal reagir como instinto de defesa... Afinal, ele é um predador, mas também pode ser presa.
Bocas são locais contaminados com muitas bactérias, e os dentes dos gatos por serem finos, são mais fáceis de perfurar a pele e causar infecção local.
E o que fazer quando for mordido por um animal saudável e vacinado? Você deve lavar o local imediatamente com água corrente e sabão, a fim de evitar uma infecção local.
Ajuda médica deve ser procurada em pronto socorro, ou postos de saúde, principalmente se o animal que o mordeu não for domiciliado e sem histórico de vacinação prévia.
As principais bactérias que podem estar presentes na boca dos gatos são a Pasteurella, Sthaphylococcus e Streptococcus.
O risco maior em humanos esta em pessoas em condições imunossupressoras,
de idade avançada e crianças muito pequenas.
Os sinais de inflamação são: edema, dor, calor, vermelhidão (rubor) e perda de função devido a dor e edema local. Nos casos de mordeduras infeccionadas, o uso de antibióticos sistêmicos pode ser indicado pelo médico como tratamento.
Gostaria de lembrar que os gatos sofrem maus tratos historicamente, são vítimas de preconceito e da maldade humana. Todo o tipo de superstição é criado em volta deles, e pessoas que nunca conviveram com um gato os rotulam como traiçoeiros e interesseiros.
A intolerância é capaz de gerar a pior das reações humanas.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." Arthur Schopenhauer.
Texto: Dra. Flávia Rocha
Médica Veterinária
Pós-Graduada em Medicina Felina
Instagram https://www.instagram.com/flaviarocha.medicinafelina/
Comentários
Postar um comentário