Mordida de Gato: O que fazer se for mordido

mordida de gato esclarecimento duvidas o que fazer

Mordedura de gatos é um acidente muito comum na vida de médicos veterinários e também de pessoas que lidam com gatos. 

Os gatos são animais que se permitiram domesticar e ao se sentirem ameaçados é normal reagir como instinto de defesa... Afinal, ele é um predador, mas também pode ser presa.

Bocas são locais contaminados com muitas bactérias, e os dentes dos gatos por serem finos, são mais fáceis de perfurar a pele e causar infecção local. 
E o que fazer quando for mordido por um animal saudável e vacinado? Você deve lavar o local imediatamente com água corrente e sabão, a fim de evitar uma infecção local.


Ajuda médica deve ser procurada em pronto socorro, ou postos de saúde, principalmente se o animal que o mordeu não for domiciliado e sem histórico de vacinação prévia. 



medicina felina comportamento felino mordida de gato
As principais bactérias que podem estar presentes na boca dos gatos são a Pasteurella, Sthaphylococcus e Streptococcus

O risco maior em humanos esta em pessoas em condições imunossupressoras,  
de idade avançada e crianças muito pequenas. 

Os sinais de inflamação são: edema, dor, calor, vermelhidão (rubor) e perda de função devido a dor e edema local. Nos casos de mordeduras infeccionadas, o uso de antibióticos sistêmicos pode ser indicado pelo médico como tratamento.

Gostaria de lembrar que os gatos sofrem maus tratos historicamente, são vítimas de preconceito e da maldade humana. Todo o tipo de superstição é criado em volta deles, e pessoas que nunca conviveram com um gato os rotulam como traiçoeiros e interesseiros. 


A intolerância é capaz de gerar a pior das reações humanas. 


"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." Arthur Schopenhauer.


Texto: Dra. Flávia Rocha
Médica Veterinária
Pós-Graduada em Medicina Felina 
Instagram https://www.instagram.com/flaviarocha.medicinafelina/ 


Comentários