Você sabe como as papilas da língua dos gatinhos funcionam?



Língua de Gato - Papilas Gustativas 

Você sabe como as papilas da língua dos gatinhos funcionam?

E você sabia que elas fazem mais do que limpar os pelos?

Um estudo publicado esse mês na revista PNAS (Noel & Hu, 2018; Cats use hollow papillae to wick saliva into fur) mostrou que tem muito mais por trás disso.

A língua do gato está coberta de espículas voltadas para trás, chamadas de papilas. Os cientistas descobriram que as papilas possuem, em suas pontas, cavidades ocas em forma de tubo, que através da tensão superficial ajudam a espalhar saliva, não só pela superfície dos pelos, mas chegam até a pele.

Apesar de cada papila absorver menos de uma gotícula de água, ao longo de um dia a língua de um gato doméstico consegue transferir para a pele cerca de um quinto de um copo de água (48 ml em média). Além de limpar a pele, isso ajuda também reduzir a temperatura do corpo.

Sem essas papilas, a saliva apenas molharia a parte superior dos pelos, deixando a pele intocada. Segundo os pesquisadores, essa quantidade de saliva pode fornecer até 25% do resfriamento necessário para a termorregulação de um gato, o que chega a uma diferença de até 1,1°C entre a pele e a parte mais externa à medida que a saliva evapora.

Uma outra descoberta muito interessante é a de que a orientação das papilas não é fixa. Usando vídeos em alta velocidade, os pesquisadores mostraram que as papilas giravam quando a língua do gato encontrava nós em sua pele. Essa rotação e flexibilidade das papilas faz toda a diferença na hora de desembaraçar e limpar os pelos.

A única exceção? O gato persa, que por sua pelagem espessa precisa ser escovado diariamente para evitar a formação de nós.

Os cientistas usaram essas descobertas para criar uma escova que imita a língua do gato (TIGR – tongue-inspired grooming), com papilas impressas em 3D embutidas em uma almofada de silicone flexível, que segundo eles puxa menos e é mais fácil de limpar.

A escova pode até mesmo ajudar a distribuir medicamentos diretamente para a pele dos gatos, afirmam. Além disso pode ser facilmente limpa passando um dedo sobre ela.




O artigo e o vídeo podem ser obtidos em 
http://bit.ly/estudosobregatos

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na nossa Comunidade dos Gatos?
Siga nossas redes sociais
                         


                                                       
Créditos
  
Texto: Monik Oprea
Bióloga e proprietária do Catsittergyn
cat sitter gyn





Comentários