9 Sinais de Que Seu Gato Está Estressado

Todo mundo em certos momentos da vida passa por situações de estresse, e isso não é diferente com os animais. A parte triste disso tudo é que a ansiedade e o medo associados ao estresse afetam os bichos tanto quanto nos afeta.


Os gatos, por exemplo, são tão reservados sobre aos seus sentimentos, que muitas vezes os donos não percebem o que se passa com eles. Por isso é muito importante desenvolvermos um olhar mais vigilante aos sinais emitidos por nossos peludinhos.

Infelizmente, o estresse em algum animal pode indicar problemas de saúde. Por essa razão, precisamos estar atentos às suas atitudes, principalmente quando o gato passa a adotar um comportamento repentino.

Listamos aqui, 9 sinais que podem indicar estresse nos gatos:

1. Urinando fora da caixa de areia


Quando os gatos estão urinando fora da caixa de areia, eles estão tentando nos dizer algo. Você deve consultar seu veterinário para descobrir o que é.


2. Diarréia, constipação ou outra questão digestiva


Esta é também outra situação desconfortável que os donos de gatos devem prestar atenção. Pode ser um sinal de algo sério, então fale com seu veterinário.


3. Higienização excessiva

comunicat.pet
É um fato de que os gatos peludos são conhecidos por seus requintados cuidados, mas não a ponto de lamberem-se até os pelos de uma determinada região do corpo começar a cair.




4. Isolamento


Passar algum tempo sozinho é algo que a maioria dos gatos gosta de fazer. No entanto, se o seu gato está constantemente escondido de você ou de qualquer outra pessoa na casa, é um indicador de que alguma coisa de errado está acontecendo com ele.


5. Vocalização excessiva

Se o seu gato estiver “falando” constantemente, tenha cuidado com episódios longos ou recorrentes de miados de pânico. Em vez de tentar silenciar o gato, observe a circunstâncias desse comportamento e consulte o seu veterinário.


6. Diminuição do apetite


Diminuição repentina do apetite não é um bom sinal. Mesmo que o seu gatinho esteja acima do peso, não considere esse tipo de emagrecimento como algo normal e saudável.


7. Aumento do sono


Os gatos são bem conhecidos por dormir até 20 horas por dia, mas não significa necessariamente que o seu gato fará isso, afinal, eles se acostumam com a rotina e o horário de sono dos seus donos. Então se você notar algo estranho, se seu gato estiver dormindo mais do que o habitual, fique alerta!


       Black Friday Submarino
      Casa Pet Para Cães e Gatos


8. Agressividade para com outros animais


Comportamento agressivo ou mesmo lutas contra outros animais, podem ser um sinal de que algo de errado está acontecendo com o seu gato.


9. Agressividade para com as pessoas


Um gato estressado ou doente também pode manifestar agressividade com as pessoas, mesmo contra aquelas que lhe são próximas. Se o seu gato apresentar um ou mais destes sintomas de estresse, não hesite em consultar um médico veterinário.





Texto: Unidade Saúde Felina 
Siga Unidade Saúde Felina nas Redes Sociais
A primeira clínica da região Norte especializada em felinos




Comentários