5 maneiras com que seu gato tenta falar com você

comunicatbr comunicat oficial comunicat a comunidade dos gatos comunicat.pet

 

Como se comunicar com seu gato

Os bichanos são tão comunicativos quanto cachorros

É fácil de entender os cachorros. Eles têm rostos expressivos e linguagem corporal bem compreensível. Gatos, por outro lado, são conhecidos (erroneamente) pela sua “opacidade emocional”. Muita gente acha que os gatos não estão muito a fim de papo. Mas isso não é completamente verdade, segundo pesquisadores que estudam a comunicação entre gatos e humanos - sim, este é um campo de estudo científico.


E mais: a única coisa que você provavelmente sabe sobre comunicação felina - “ronronar significa que eles estão felizes” - não é exatamente verdade. “Gatos ronronam quando estão felizes, mas isso não é a tradução mais precisa do significado do som”, explicou Cromwell-Davis para o Science Of Us. "Gatos felizes ronronam, mas um gato pode ronronar quando está ferido ou doente”.


Ronronar

O ronronar é provavelmente uma solicitação de algo, que pode ser um simples carinho uma coisa mais urgente. Sim, o ronronar é o mais próximo do pedido de ajuda que um gato pode fazer. (Vale ler o nosso artigo sobre essas ~good vibes dos felinos).

comunicatbr blog comunicat comunicat oficial comunicat brasil gato se esfregando pernas humanos


Esfregadinha

Quando você chega em casa e seu gato se esfrega nas suas pernas, você já pensa: “ele quer alguma coisa”. Sim, mas não é tudo que ele está tentando dizer. "Quando os gatos selvagens estão voltando da caça, eles podem gastar vários minutos esfregando-se uns contra os outros", disse Cromwell-Davis. "Eles também vão envolver suas caudas sobre as costas uns dos outros - é como um abraço humano."


É um comportamento comum quando os gatos estão se reunindo após um período de separação. E o significado provavelmente se aplica à forma como os animais interagem conosco. "Quando você esteve no trabalho ou na escola o dia todo, e seu gato se esfrega nas suas pernas, é um comportamento amigável de saudação", disse Cromwell-Davis. É a forma deles dizerem: ”Você está de volta! Senti sua falta!”

comunicatbr blog comunicat comunicat oficial comunicat brasil gato se esfregando pernas humanos


Expressões faciais

Não é brincadeira, os gatos também têm expressões faciais. A maioria das pessoas não prestam atenção porque não acreditam que gatos podem se expressar. Mas se você começar a observar suas carinhas, você vai ver quando o bichano está estressado ou quando está aflito. “Os músculos faciais ficam tensos quando estão nervosos, e quando eles estão felizes ou relaxados, seus músculos faciais também relaxam", disse Cromwell-Davis.


Piscada

Segundo o veterinário e autor do livro “How to Speak Cat”, Gary Weitzman, uma piscada longa e lenta pode significar afeto. "O piscar lento é realmente é um gesto de aceitação", disse Weitzman. "Eles fazem isso quando estão absolutamente confortáveis com você - e fazem isso com outros gatos também."
Não existe uma explicação do por que gatos fazem isso. Segundo Weitzman, é uma resposta automática quando os níveis de cortisol (hormônio do estresse) abaixam.



Miado

Gatos e humanos desenvolveram uma linguagem secreta de miados. Segundo o veterinário John Bradshaw, gatos não miam para se comunicar com outros gatos. "As pessoas pensam nisso como um comportamento felino absolutamente clássico, mas é algo que eles fazem para chamar nossa atenção", disse Bradshaw. "É realmente algo que eles adotaram como uma forma de comunicar com os seres humanos."

Segundo a professora de comportamento animal da Universidade da Geórgia, Sharon Crowell-Davis, os gatos são tão expressivos quanto os cães. Recentemente ele deu uma palestra sobre o assunto em uma conferência para estudiosos de comportamento felino em Atlanta. Sua conclusão é que nós, humanos, não compreendemos que os gatos estão tentando se comunicar.


Confira mais conteúdos no nosso blog e acompanhe também nossas redes sociais
Instagram @comunicatbr
Facebook @comunicatbr
Youtube ComuniCat - A Comunidade Dos Gato

Fonte: Galileu


Comentários